Aeromodelismo Eléctrico

Aeromodelismo desenvolve-se atraves de um conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida de aeronaves etc. radio controlados controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo grade risco de interferência.

Os motores utilizados são essencialmente motores Brusless (sem escovas) que utilizam bateria de Lítio de alta tecnologia já que a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.

Vantagens do aeromodelismo elétrico:

Possibilidade de criar modelos micro;
Baixo nível de ruido;
Facilidade de montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois os motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
Facilidade de montagem de aeromodelos multimotores, (devido ao menor peso dos motores, oferece ausência de vibração;
Envelope mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais mais fechados;
Baixo custo de aquisição e manutenção;
Facilidade e baixo custo de reparação;
Facilidade de transporte.

O que é uma Asa ZAGI

É uma asa voadora de asa fixa sem fuselagem, com especto triangular, semelhante a de um bumerangue, sem cauda (deriva e estabilizador), já que utiliza apenas dois ailerons, os quais combinados permitem realizar várias manobras acrobáticas.

Teoricamente, a asa voadora é a configuração de aeronave mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e peso estrutural, embora dependa do perfil e do peso com que a construímos. Argumenta-se que a ausência de determinados componentes presentes em outras aeronaves, designadamente o estabilizador e a deriva a torna difícil de pilotar, porém, na minha opinião, para que o vôo seja dócil e fácil de pilotar apenas devemos garantir o correto centro de gravidade.

Esta asa destaca-se dos mais diversos aeromodelos, já que a sua construção oferece-lhe grande resistência associado o facto dos componentes eletrónicos e motor ficarem atrás do bico da asa.

O seu lançamento é manual e não utiliza trem de aterragem, o que apenas precisa é de um pequeno espaço para aterrar. Com o aperfeiçoamento poderá apanha-la com a sua própria mão.

As minhas construções variam entre os 90cm de envergadora e os 120cm, podendo em todo caso optar por outras dimensões.

Ao longo deste blog irei postar alguns tutoriais que vos ajudarão a construir os vossos próprios aeromodelos e disponibilizarei um glossário onde poderão familiarizar-se com alguns conceitos.

ASA ZAGI

ASA ZAGI

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Raven RQ-11

Após a queda prematura do meu segundo drone, decidi tirarar as tralhas da gaveta e construir um novo em fibra de vidro que servirá de plataforma para FPV, assemelhando-o ao Raven RQ-11 veículo aéreo não tripulado (VANT) desenvolvido para as forças militares.




Apesar de existir muita informação sobre as aeronaves mais populares para aplicação em FPV (easystar, bixler, skywalker) infelizmente, por motivos óbvios, a informação disponível desta aeronave é escassa ou inexistente, plantas detalhadas nem vê-las, o melhor que encontrei foras estas.





Contudo, tudo se resolve se tivermos as "ferramentas" necessárias (Coreldraw ou AutoCad), as fotos certas, e por fim aplicarmos os conhecimentos básicos da aviação. Assim, após breve pesquisa na net encontrei algumas fotos com os diversos alçados do Raven, importei para o Corel draw e reproduzi de acordo com as formas do Raven RQ-11.


O resultado final acabou por ser muito semelhante ao original, isto porque durante a construção introduzi algumas alterações tendo em conta a utilidade que lhe vou dar, principalmente ao nível da secção da fuselagem, aerofólio, dimensões dos ângulos poliédricos, dimensão das áreas Alares da Asa, deriva e estabilizador, bem como o posicionamento destes últimos. 






O Raven RQ-11 foi desenvolvido pela empresa AeroVironment que nas últimas décadas, tem criado e desenvolvido soluções em veículos eléctricos não tripulados operados remotamente, sendo actualmente usados nas mais diversas aplicações pelas forças militares e policiais de muitos países, sendo utilizado no mundo de hoje em utilizações que exigem alta mobilidade, vigilância de baixa altitude, reconhecimento e informação em tempo real do alvo. Podendo ser controlado remotamente a partir da estação de terra ou autonomamente usando a navegação do waypoint GPS.

Mais do que provado o seu valor no mundo militar hoje, os Unmanned Aircraft são utilizados para aplicações de monitorização de fronteiras, protecção de cidadãos, monitorização de eventos ou manifestações, cooperar em acções de busca e salvamento, e análise de catástrofes, resumindo, é uma aeronave ideal para quem quer fazer PFV.

Características do meu projecto:

Como referi o meu projecto seguiu o desenho do original embora tenha introduzido algumas alterações tendo em consideração que o aeromodelo é destinado para FPV. Apesar do peso 1,9Kg RTF, o voo de teste não decepcionou mantendo-se estável, bem equilibrado com excelente resposta nos comandos.

Cumprimento 1,1m
Envergdura 1,5m 
Velocidade 45Kh 
Autonomia 20 min com bateria de 2200Mha 
Propulsão motor Emax Gt2826
Hélice 10X5 em carbono
Peso RTF 1,9Kg
Poliedro da asa constituído por 3 semi asas, a central com 60 cm e as restantes com 40cm. A corda da semi asa central possui 21cm e na ponta 15cm, sendo que a ponta da asa eleva-se 6cm.
Perfil da Asa Clark Y
Cg 6cm do bordo de ataque




A fuselagem foi construída com resina de poliéster laminada com manta de fibra de vidro de 200g (3 camadas), a cauda é composta por secção tubular (Heli Tail boom) de alumínio de 2.5cm de diâmetro e estabilizador em placa alveolar de 3mm.

Planta da fuselagem para Download em pdf para impressão directa em tamanho A3 (Se o ficheiro for aberto em CorelDraw podem editar).

Fuselagem 1
Fuselagem 2


O lançamento é manual, possui ailerons, leme e deriva e motor na retaguarda. Apesar de a fuselagem ter apenas 6 cm de espessura tem grande espaçamento no interior para colocação de electrónica.

A colocação da câmara dentro da fuselagem com a orientação a 45.º ao voo fornece uma excelente observação aérea, e a sua protecção uma vez que a câmara não fica tão exposta na aterragem;

Em breve vou montar o sistema de Fpv com transmissor immersion 5.8 Ghz de 600mw com antena skew planar e um receptor fatshark predator V2 com uma Helical de 12 voltas (home made).
Posteriormente vou testar  com o sistema de 900mhz mas só quando colocar um filtro do IBCrazy no tx do R-link. Por enquanto vou fazer testes no solo para verificar eventuais interferências.


 Mais informações sobre Raven RQ-11 em:

4 comentários:

  1. esse tubo e de fibra de carbono? qual a medida?

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    1. Desculpa a demora na resposta, é um tubo de alumínio de 23mm
      http://www.ronlund.com/rcheli-prod/ALIGN500_ALL/H50040.html

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  2. Gostaria de ver o desenho de uma asa zagi 90cm com o perfil também . Desde já fico grato

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  3. Segue o meu e-mail! Envio o desenho e o perfil!

    moreiramaecogt@gmail.com

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