Muita gente tem-me perguntado como enrolar um motor Brushless,
então resolvi postar aqui a minha experiência, embora apenas faça uma breve síntese,
já que o assunto é bastante extenso e além disso ainda estou a dar os meus
primeiros passos, embora já tenha enrolado dezenas, inclusive alguns novos que
decidi enrolar pois não confiava no enrolamento original, contudo poderá servir
de lançamento para os mais interessados.
Aparentemente parece difícil mas não é, além disso é gratificante ver no fim o “bicho” a bulir novamente, a minha maior dificuldade é a falta de paciência.
Um dos problemas com que se deparam muito os utilizadores de
motores eléctricos é essencialmente a quebra de fios do motor, resultante de desgaste,
quedas, aquecimento etc, facto que obriga a aquisição de um motor novo e consequentemente
gastos acrescidos.
Embora o preço dos motores hoje em dia não seja muito elevado, já que por 7€ se compra um “motorzito” não deixa de ser uma despesa que podemos poupar para outros fins.
Embora o preço dos motores hoje em dia não seja muito elevado, já que por 7€ se compra um “motorzito” não deixa de ser uma despesa que podemos poupar para outros fins.
Como estamos em época de contenção de custos, penso que o
enrolamento (rebobinagem) de motores pode ser uma solução para aqueles que como
eu gostam de fazer aeromodelismo a partir da raiz ou que têm tempo para a tarefa.
Apesar de haver muita informação sobre este assunto e diversas
formas de fazer o enrolamento irei dedicar estas elucidações com base nas experiências que tive com o motor Brushless que habitualmente uso nas minhas construções,
o Tower pro 2409 12T de 1600kv, conforme foto 1, composto por 12 imãs e 9 bobinas
no estator, contudo este método pode ser extrapolado para outros motores.
Quanto ao enrolamento, primeiro de todo temos de determinar a
constante do motor, para isso importa aferir o N.º de voltas original que têm
as bobinas. Neste caso em particular o motor já está identificado com 12T, que
significa 12 voltas por bobina, caso o fabricante não identifique é necessário contar
o n.º de voltas, tarefa difícil quando o motor “esturrou”.
Para calcular a constante do motor apenas precisamos de multiplicar
o N. de voltas original pelo n.º de Kv que o motor possui, ou seja, 12 voltas x
1600Kv=19200 constante do motor.
Assim, se pretendermos manter o motor original apenas temos de
enrolar novamente com um fio igual ao original (fio triplo 31 AWG) conforme a
tabela anexa, que arranjo ao metro num rebobinador profissional, fica gratuito,
caso tivesse de adquiri uma bobina não justificaria esta acção.
A utilização de fios finos (em duplo, tripulo ou quadruplo) obtém-se
melhor acomodação, é mais fácil de enrolar e os fios não estão tão sujeitos a
partir, em alternativa pode-se usar um fio 29 AWG (actualmente uso este tipo de fio).
Caso pretenda alterar o Kv original basta aumentar ou reduzir o
N.º de voltas. Normalmente reduz o N. de voltas para aumentar o KV. Neste caso,
19200/10voltas=1920Kv (novo Kv do motor), até porque é mais fácil reduzir ao
n.º de voltas do que aumentar, já que o espaçamento entre as bobinas do estator
muitas vezes não permite aumentar. No final apenas tenho que testar a hélice
adequada e o consumo para não derreter o variador ou a Lipo (ter a mão um multímetro
com um shunte é necessário).
Nota:
MENOS VOLTAS – aumenta o Kv.
MAIS VOLTAS - diminui o Kv.
Relativamente ao enrolamento sigo o esquema com fechamento em DELTA
conforme foto (vista de trás do motor onde é fixado o suporte do motor):
Procedimento:
Antes de iniciar lixo a superfície das bobinas e verifico se a protecção do esmalte do estator esta danificada (normalmente acontece quando os
motores queimam ou sofreram impactos com materiais que danificam o esmalte).
Corto cerca de 1,5m de fio, estico bem para não deixar dobras, as
dobras tendem a partir o fio;
Atribuo a numeração a cada bobina escrevendo com caneta de acetato
na superfície da bobina, facilita bastante, sobretudo no fim para unir as respectivas pontas;
Começo na bobina 1 passo para a 4 e de seguida para a 7 e assim
sucessivamente para as restantes mantendo SEMPRE o enrolamento no sentido horário;
Ao iniciar deixo uma ponta de fio com cerca de 20cm para posteriormente unir a
outra ponta e ter fio de sobra para ligar ao variador;
No fim junto as pontas e entrelaço e protejo com manga retráctil no diâmetro adequado;
Outros enrolamentos para motores de 12 bobinas com fecho em DELTA
A visão é pela traseira do motor.
Começa pelo polo "1" - sentido horário, o "2" - anti-horário, passe para o "7", novamente anti-horário, e finalmente o "8" - horário novamente.
Os demais repetem-se exactamente a mesma sequência dos sentidos horário/anti-horário. Deste modo já ficam juntos para unir.
Outra opção
Outra opção
Neste esquema unir os fios do seguinte modo:
S1 com E3
S2 com E1
S3 com E2
Outra opção
Outra opção
A Tabela apresenta outros tipos de enrolamento possíveis, de acordo com o N.º de Bobinas e imãs.
No qual os números 3, 6, 9, 12, 15, 18 correspondem ao N.º de Bobinas e os números 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 16 ao número de imãs.
Nota:
"A"= enrolamento no sentido horário e "a" no sentido anti-horário
"-" = não bobinar
Em que a cor Azul significa boa combinação, branco funciona, vermelho + ou -
Nota: Usar material não abrasivo nesta operação para não ferir o esmalte do fio, normalmente uso material de madeira ou plástico.
TENTEM QUE VALE A PENA, BONS VOOS!
Colega, 3x31=26AWG. Pq seria o 29? Pode me esclarecer , pois estou iniciando nos motores. Obrigado.
ResponderEliminar62 85862459 - watsap
EliminarOlá Plínio
ResponderEliminarEu uso 29 pq éo que tenho disponível. Além disso, é mais fino e por isso mais fácil de acomodar...
Quantas voltas na bobina é necessário para o motor 12 volts?
EliminarVc tem alguma formula para calcular isso? Se tiver como me ajudar te agradeço.
Ueliton Viana não sei responder a isso!Segue as dicas do Granato do fórum e-voo!Ele é barra!
EliminarValeu, obrigado pela dica.
EliminarE isto interfere no consumo da bateria, ou aquecimento excessivo do ESC?
ResponderEliminarNão!Pelo contrário!De qualquer modo sugiro que após o enrolamento realizes um teste estático, não mais de um minuto durante o qual mantens a aceleração a meio e pontualmente fazes picos de aceleração!Verifica o aquecimento de ambos!
ResponderEliminarQual é o fio original do teu motor?
EliminarEStava todo grudado com uma resina.. nao deu pra ver nem qtas voltas, nem que fio. É o motor EMAX 2215/2. Eu precisava saber qtas voltas, e que fio único ou multifilar eu devo usar nele. Acaso vc teria esta informação, Amigo?
ResponderEliminarSegue as dicas do Granato do fórum e-voo, de momento o site está com problemas mas logo que possas pesquisa lá.
ResponderEliminarTem tudo sobre o enrolamento desse motor.
Já li qualquer coisa sobre o enrolamento desse motor penso que 20 voltas de Fio 31 AWG tripulo com fechamento em Delta ficaria original.
Caso contrário, enrolas com menos voltas (as que poderes) e testas com uma hélice mais pequena.
Não tenho a certeza mas o se o teu motor é o motor EMAX 2215/20, de 1200Kv significa que possui 20 voltas, ou seja 1200x 20 a constante do motor é de 24 000.
Se apenas conseguires dar 15 voltas ficaria com 1600Kv com um a helice 8X4 resulta!
Mas antes de começares aguarda que o fórum esteja operacional, não vá eu ter dito uma grande asneira.
oi, qual a relação da expessura do fio com o numero de voltas ? poderia usar um fio mais largo e menas volttas ??
ResponderEliminarposso usar um fio mais grosso e dar menos voltas sem afetar o KV ??
ResponderEliminarNão, o número de voltas afeta sempre o kv!
ResponderEliminarMenos voltas maior kv mais voltas menor kv! Usa fio mais fino duplo para conseguir acomodar melhor o enrolamento!
Muito útil e prático estào de parabens.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário!!
EliminarExcelente seu post, me ajudou em um projeto aqui. muito obrigado
ResponderEliminarObrigado pelo comentário!!
Eliminarmuy buena informacion ,se agradece,de ese modo ud. enseña,muy buen profesor,y generoso con sus conocimiemtos, moitu agradecido. luis velasquez ,desde santiago ,chile,
ResponderEliminarObrigado pelo comentário!!
ResponderEliminarMuito obrigado pelas explicações.
ResponderEliminarBoa tarde Gostaria de saber se a possibilidade de modificar um alternador a motor eu tentei fazê mas estava aquecendo muito
ResponderEliminarInfelizmente não sei como proceder a essa alteração!
ResponderEliminarProcura no Gooogle