Aeromodelismo Eléctrico

Aeromodelismo desenvolve-se atraves de um conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida de aeronaves etc. radio controlados controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo grade risco de interferência.

Os motores utilizados são essencialmente motores Brusless (sem escovas) que utilizam bateria de Lítio de alta tecnologia já que a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.

Vantagens do aeromodelismo elétrico:

Possibilidade de criar modelos micro;
Baixo nível de ruido;
Facilidade de montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois os motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
Facilidade de montagem de aeromodelos multimotores, (devido ao menor peso dos motores, oferece ausência de vibração;
Envelope mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais mais fechados;
Baixo custo de aquisição e manutenção;
Facilidade e baixo custo de reparação;
Facilidade de transporte.

O que é uma Asa ZAGI

É uma asa voadora de asa fixa sem fuselagem, com especto triangular, semelhante a de um bumerangue, sem cauda (deriva e estabilizador), já que utiliza apenas dois ailerons, os quais combinados permitem realizar várias manobras acrobáticas.

Teoricamente, a asa voadora é a configuração de aeronave mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e peso estrutural, embora dependa do perfil e do peso com que a construímos. Argumenta-se que a ausência de determinados componentes presentes em outras aeronaves, designadamente o estabilizador e a deriva a torna difícil de pilotar, porém, na minha opinião, para que o vôo seja dócil e fácil de pilotar apenas devemos garantir o correto centro de gravidade.

Esta asa destaca-se dos mais diversos aeromodelos, já que a sua construção oferece-lhe grande resistência associado o facto dos componentes eletrónicos e motor ficarem atrás do bico da asa.

O seu lançamento é manual e não utiliza trem de aterragem, o que apenas precisa é de um pequeno espaço para aterrar. Com o aperfeiçoamento poderá apanha-la com a sua própria mão.

As minhas construções variam entre os 90cm de envergadora e os 120cm, podendo em todo caso optar por outras dimensões.

Ao longo deste blog irei postar alguns tutoriais que vos ajudarão a construir os vossos próprios aeromodelos e disponibilizarei um glossário onde poderão familiarizar-se com alguns conceitos.

ASA ZAGI

ASA ZAGI

quinta-feira, 27 de março de 2014

FPV PLANE HOME MADE

Após destruição do meu Raven, decidi por uma nova construção para testar o alcance dos meus sistemas de FPV. Cansado de construções "XPTÓ", que demoram a construir sobretudo quando apostamos muito no acabamento, optei por uma construção simples, sem revestimento tentando adequa-la aos fins que se destina que é o FPV.
Neste caso, criei uma aeromodelo inspirado no Vamp da Bormatec, embora tenha efectuado ligeiras alterações, sobretudo, no perfil de asa, e áreas Alares.
O resultado foi além do desejado, muito estável e com muita sustentação, e com motor de sobra para realizar uma subida na vertical.
Materiais utilizados

Placa de EPS de 6cm;
Placa de polipropileno Alveolar de 6cm
Madeira, contraplacado  e Balsa

Deixo as especificações técnicas para que quiser construir:
  • Asa Assimétrica, perfil Clarky18;
  • Asa construída com 3 painéis de 50cm formando um poliedro, com 8cm na ponta da Asa; 
  • Asa sem incidência;
  • Superfícies móveis; Ailerons, Profundor e Deriva com 5cm;
  • Motor segue o alinhamento da Asa; 
  • Envergadura 1,5m;
  • Corda 25cm;
  • Cg a 8,33cm do Bordo de Ataque;
  • Área alar 37,5 dm2;
  • Peso 1765gm;
  • Carga Alar 47gm;
  • Fuselagem composta com duas placas de EPS de 6 cm coladas, resultando em 12 cm de largura;
  • Distancia do estabilizador 50cm do Bordo de Fuga;
  • Frente do avião fica a 35 cm do bordo de ataque;
  • Estabilizador constituído por 25% da área da Asa;
  • Estabilizador alinhado pela Asa;
  • Derivas 50% da área do estabilizador;
  • Servos utilizados de 9gm com engrenagens de metal (linkagem se folgas para evitar o Flutter); 
  • Motor GT2826/04-752W;
  • Hélice 10x5 Apc em carbono;
  • Bateria de 4S, 2200mha, 35c; 
  • Speed Control de 100Amp;



                         

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