Para muitos o uso de resinas e tecido de fibra de vidro ainda é uma dor de cabeça, sobretudo quando pretendemos construir objectos ou peças com formas irregulares, no entanto o processo é muito simples desde que utilize os materiais e métodos adequados.
Tendo em conta que o objectivo deste blog é difundir informação irei descriminar o método que utilizo, não sendo o único nem certamente o melhor, é o que utilizo e tem dado os seus frutos.
Exemplo utilizado no Raven RQ-11
Materiais necessários
Resina epoxi ou de poliester (recomendo o uso de epoxi uma vez que a resina de poliester ser for aplicada directamente no esferovite derrete-o);
Catalisador/endurecedor;
Tecido de Fibra vidro 200g;
Placa de esferovite de 6cm de espessura;
Pincel;
Luvas;
Diluente celuloso;
Saco de vácuo (vulgarmente encontrados nas lojas para proteger a roupa);
Aspirador;
Desengordurante/desmoldante (graja de sapatos serve);
Peça para mexer/dissolver;
Acetona pura.
Método
Corte as plantas (em baixo) e sobreponha à placa de esferovite;
Recorte o esferovite com fio quente (pode encontrar diversos tutoriais na net) dando-lhe a forma do desenho que servirá de molde;
Após obter o molde deve lixa-lo, para aumentar a porosidade, no final deve lava-lo com água corrente e abundante.
Antes de aplicar a resina a superfície do molde à qual será aplicada deverá estar muito bem limpa e seca. A resina terá maior adesão quando o esferovite estiver bem seco.
Use a planta para recortar o tecido de fibra de vidro. A resina e o endurecedor devem ser misturados nas proporções recomendadas de acordo com a aplicação (30% de endurecedor). Após bem misturados, deve-se deixar descansar aproximadamente 10 min antes de aplicar.
Aplicar a resina no molde sem deixar escorrer, de forma uniforme nas duas faces a serem unidas.
Colocar nas duas faces uma camada de tecido de fibra e aplicar a resina com pincel sem deixar encharcar.
Espalhar o desmoldante no saco de vácuo uniformemente.
Colocar dentro do saco de vácuo o molde. Evite dobras, é importante que a fibra adira a forma do molde.
Feche o saco e com o aspirador retire o ar do saco. A
pressão a ser utilizada dependerá das condições do aspirador, mas os convencionais dão conta do recado. Quanto mais pressão for imposta , maior será
a semelhança da peça final com as características originais do esferovite.
No
caso de peças pequena e de grande pormenor recomenda-se o uso de tecido de
fibra de vidro de 50g.
Após secar (normalmente aguardo 24h) retirar o molde lavar com água quente e liquido da loiça para retirar o desmoldante.
Repita o processo as vezes que entender.Quanto mais camada sobrepor mais resistente fica mas também mais pesado. Entre cada camada lixe bem a superficie para evitar irregularidade quanto mais lisa estiver neste processo menos imperfeições terá no final.
Caso pretenda acelerar o processo, após a secagem da primeira camada de resina epoxi usar resina de poliester, uma vez que o período de cura é mais rápido.
Após aplicadas as sucessivas camadas lixe bem e faça o acabamento final.
Por fim, faça a abertura lateral da fuselagem e verta a acetona para o interior da fuselagem deixando que ela dissolva o esferovite lentamente até que fique totalmente dissolvido.
Voilà resultado final uma caixinha de pandora
Divulguem e Bons voos.