Aeromodelismo Eléctrico

Aeromodelismo desenvolve-se atraves de um conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida de aeronaves etc. radio controlados controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo grade risco de interferência.

Os motores utilizados são essencialmente motores Brusless (sem escovas) que utilizam bateria de Lítio de alta tecnologia já que a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.

Vantagens do aeromodelismo elétrico:

Possibilidade de criar modelos micro;
Baixo nível de ruido;
Facilidade de montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois os motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
Facilidade de montagem de aeromodelos multimotores, (devido ao menor peso dos motores, oferece ausência de vibração;
Envelope mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais mais fechados;
Baixo custo de aquisição e manutenção;
Facilidade e baixo custo de reparação;
Facilidade de transporte.

O que é uma Asa ZAGI

É uma asa voadora de asa fixa sem fuselagem, com especto triangular, semelhante a de um bumerangue, sem cauda (deriva e estabilizador), já que utiliza apenas dois ailerons, os quais combinados permitem realizar várias manobras acrobáticas.

Teoricamente, a asa voadora é a configuração de aeronave mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e peso estrutural, embora dependa do perfil e do peso com que a construímos. Argumenta-se que a ausência de determinados componentes presentes em outras aeronaves, designadamente o estabilizador e a deriva a torna difícil de pilotar, porém, na minha opinião, para que o vôo seja dócil e fácil de pilotar apenas devemos garantir o correto centro de gravidade.

Esta asa destaca-se dos mais diversos aeromodelos, já que a sua construção oferece-lhe grande resistência associado o facto dos componentes eletrónicos e motor ficarem atrás do bico da asa.

O seu lançamento é manual e não utiliza trem de aterragem, o que apenas precisa é de um pequeno espaço para aterrar. Com o aperfeiçoamento poderá apanha-la com a sua própria mão.

As minhas construções variam entre os 90cm de envergadora e os 120cm, podendo em todo caso optar por outras dimensões.

Ao longo deste blog irei postar alguns tutoriais que vos ajudarão a construir os vossos próprios aeromodelos e disponibilizarei um glossário onde poderão familiarizar-se com alguns conceitos.

ASA ZAGI

ASA ZAGI

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Rlink UHF long range radio system

Recebi recentemente o RLINK, UHF LRS, para me aventurar em distâncias mais longas nos meus voos.
O sistema parece ser bom tendo em conta o preço 164,86€ comparativamente com os seus congéneres Scherrer, Dragonlink, ezUHF, entre outros, segundo opiniões no fórum Rcgroups  , é bastante leve e menor do que o EzUHF embora seja mais sujeito a interferência e possua maior consumo.

Por enquanto apenas realizei o teste no solo e os resultado foram razoáveis tendo em conta as condições em que foi realizado, uma vez que durante o percurso passei por vários obstáculos entre o TX e o RX, sobretudo edifícios atravessando por montes e vales perdendo sinal ao fim de cerca de 3,5Km.


Para mim parece uma distancia razoável tendo em conta que no ar não pretendo ir além dos 10km. distancia que atingirei com facilidade tendo em conta testemunhos de outros utilizadores do mesmo sistema.



As distâncias obtidas no teste com o RLINK ligado na máxima potencia  foram as seguintes:

3,29km em linha reta
3,54km  em linha reta  
  

Ver Video


Em teste estático usei o RLINK com o VTX de 900mhs e 5.8Ghz e o resultado foi animador, já que não senti qualquer interferência no VTX mesmo mantendo uma distancia mínima de 50cm entre o VTX e RX, embora no primeiro caso tenha sentido algumas perturbações mas com solução simples.

Lamentavelmente não recebi o cabo quadrado da Futaba para ligar directamente ao rádio (plug and paly), sendo obrigado a fazer algumas ligações conforme esquema em baixo. Além disso recomendo o uso de uma bateria externa tendo em conta que o consumo dele é bastante grande.








Quanto ás configurações é completamente "user friendly"  já vem devidamente configurado e não precisa de instalar software bastando apenas um cabo USB para fazer a comunicação com o TX e o RX e o PC e fazer as respectivas alterações no ficheiro Excel.


mais informações e download firmware  

Possui  alarmes de tensão de bateria, inversão de polaridade  entre outros.

Na falta de melhor recomendo!!

Para breve irei testar no ar!
  

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