Conforme prometido
apresento o esquema que utilizo para ligar o Mini OSD ao Kit Fatshark Predator
V2.
Existem outros esquemas, que recomendam o uso de duas baterias, mas pessoalmente prefiro este, evitando assim o uso de uma bateria suplementar, embora esta opção tenha o inconveniente de aumentar o consumo provocando redução do tempo do voo e eventualmente a interferência na recepção do video gerada pelo motor elétrico (perturbação é facilmente minimizada utilizando um anel toroidal de ferrite no cabo que liga o ESC ao receptor).
É um esquema muito simples, quase “Plug and play” mesmo para os que não possuem grandes conhecimentos de eletrónica, tal como eu. Apenas precisa de pequenos componentes eletrónicos, facilmente encontrados em placas de TV, rádios etc…facilmente encontrados no lixo. Refiro-me particularmente ao regulador de tensão de 12v e ao anel de ferrite e fichas de derivação.
O regulador de tensão de 12v é necessário para quem utilizar tensões superiores a 12v, uma vez que o Mini OSD apenas aceita tensões de 7,4v ou 12v, (informação que consta nas características técnicas do produto) embora já tenha visto no RCGroups utilizadores a afirmarem que ligaram aos 14,8v.Valerá a pena arriscar?
O anel de ferrite recomenda-se para filtrar as interferências. O uso de motor elétrico, ESC e transmissor AV na fuselagem de um aeromodelo, contribuem para o aumento do risco de interferências. Interferências eletromagnéticas (EMI) e de rádio frequência acabam por degradar a qualidade de vídeo e a receção do sinal de radio controle e eventualmente sinais do GPS.
Para minimizar esse efeito passe o fio no interior do anel ao redor do anel. A filtragem é diretamente proporcional ao número de voltas e normalmente é utilizado de 4 a 10 voltas. Em alguns casos poderá ser necessário uma extensão.
Brevemente publicarei o alcance atingido pelo kit fatshark com antenas convencionais e transmissor de 250mw.
Cumprimentos
e bons voos
Existem outros esquemas, que recomendam o uso de duas baterias, mas pessoalmente prefiro este, evitando assim o uso de uma bateria suplementar, embora esta opção tenha o inconveniente de aumentar o consumo provocando redução do tempo do voo e eventualmente a interferência na recepção do video gerada pelo motor elétrico (perturbação é facilmente minimizada utilizando um anel toroidal de ferrite no cabo que liga o ESC ao receptor).
É um esquema muito simples, quase “Plug and play” mesmo para os que não possuem grandes conhecimentos de eletrónica, tal como eu. Apenas precisa de pequenos componentes eletrónicos, facilmente encontrados em placas de TV, rádios etc…facilmente encontrados no lixo. Refiro-me particularmente ao regulador de tensão de 12v e ao anel de ferrite e fichas de derivação.
O regulador de tensão de 12v é necessário para quem utilizar tensões superiores a 12v, uma vez que o Mini OSD apenas aceita tensões de 7,4v ou 12v, (informação que consta nas características técnicas do produto) embora já tenha visto no RCGroups utilizadores a afirmarem que ligaram aos 14,8v.Valerá a pena arriscar?
O anel de ferrite recomenda-se para filtrar as interferências. O uso de motor elétrico, ESC e transmissor AV na fuselagem de um aeromodelo, contribuem para o aumento do risco de interferências. Interferências eletromagnéticas (EMI) e de rádio frequência acabam por degradar a qualidade de vídeo e a receção do sinal de radio controle e eventualmente sinais do GPS.
Para minimizar esse efeito passe o fio no interior do anel ao redor do anel. A filtragem é diretamente proporcional ao número de voltas e normalmente é utilizado de 4 a 10 voltas. Em alguns casos poderá ser necessário uma extensão.
Brevemente publicarei o alcance atingido pelo kit fatshark com antenas convencionais e transmissor de 250mw.
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