Aeromodelismo Eléctrico

Aeromodelismo desenvolve-se atraves de um conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida de aeronaves etc. radio controlados controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo grade risco de interferência.

Os motores utilizados são essencialmente motores Brusless (sem escovas) que utilizam bateria de Lítio de alta tecnologia já que a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.

Vantagens do aeromodelismo elétrico:

Possibilidade de criar modelos micro;
Baixo nível de ruido;
Facilidade de montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois os motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
Facilidade de montagem de aeromodelos multimotores, (devido ao menor peso dos motores, oferece ausência de vibração;
Envelope mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais mais fechados;
Baixo custo de aquisição e manutenção;
Facilidade e baixo custo de reparação;
Facilidade de transporte.

O que é uma Asa ZAGI

É uma asa voadora de asa fixa sem fuselagem, com especto triangular, semelhante a de um bumerangue, sem cauda (deriva e estabilizador), já que utiliza apenas dois ailerons, os quais combinados permitem realizar várias manobras acrobáticas.

Teoricamente, a asa voadora é a configuração de aeronave mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e peso estrutural, embora dependa do perfil e do peso com que a construímos. Argumenta-se que a ausência de determinados componentes presentes em outras aeronaves, designadamente o estabilizador e a deriva a torna difícil de pilotar, porém, na minha opinião, para que o vôo seja dócil e fácil de pilotar apenas devemos garantir o correto centro de gravidade.

Esta asa destaca-se dos mais diversos aeromodelos, já que a sua construção oferece-lhe grande resistência associado o facto dos componentes eletrónicos e motor ficarem atrás do bico da asa.

O seu lançamento é manual e não utiliza trem de aterragem, o que apenas precisa é de um pequeno espaço para aterrar. Com o aperfeiçoamento poderá apanha-la com a sua própria mão.

As minhas construções variam entre os 90cm de envergadora e os 120cm, podendo em todo caso optar por outras dimensões.

Ao longo deste blog irei postar alguns tutoriais que vos ajudarão a construir os vossos próprios aeromodelos e disponibilizarei um glossário onde poderão familiarizar-se com alguns conceitos.

ASA ZAGI

ASA ZAGI

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Voo Quadcopter-FPV


 Quem não tem fascínio por helicópteros? Ou neste caso por Quadcopter?
Apesar do meu blog ser dedicado às Asas zagis, não podia deixar de partilhar o meu fascínio, por um dos aparelhos mais práticos, rápidos e versátil, que permite chegar a lugares que outros não chegariam, um Quadcopter ou também chamado Drone.
Este aparelho, aliado a outros dispositivos (câmaras e transmissores de vídeo) oferece inúmeras utilizações, quer para um produtor de cinema, quer para ser usados ​​para monitorar e fornecer informações de segurança, fornecendo apoio técnico à polícia entre outros serviços públicos.
Podem ser usados para realizar voos a baixa altitude, ou altura, até mesmo para diagnosticar o estado de um edifício, infraestruturas entre outros.
Desafiado por um colega (Ricardo Oliveira), decidi montar o meu, configura-lo e colocar no ar para fazer voo teleguiado (FPV).
Apesar de ser o meu primeiro teste, foi bastante promissor, espero em breve obter imagens de melhor qualidade e voos mais distantes.
Cada vez mais me convenço que as tecnologias são infinitas e que, nunca mais, o céu é um limite!



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